Crítica | Em Ritmo de Fuga (2017)
Se o contratempo de Edgar Wright com a Marvel jogou um banho de água fria no diretor, (após 8 anos de trabalho em Homem-Formiga, seu projeto foi rejeitado) não há nenhum sinal disso em Em Ritmo de Fuga (Baby Driver). É uma homenagem frenética aos thrillers de crime dos anos 70 e 80. Em essência, é como se The Driver (1978) se misturasse com o tom efervescente da adaptação de Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010) de Wright. Ou, por outras palavras, é um tipo de ação musical à lá La La Land com um motor V8 e espingardas.
Ansel Elgort estrela como Baby, um especialista em fuga de assaltos que serve como motorista para Doc (Kevin Spacey), o chefão responsável por juntar criminosos em operações milionárias. Enquanto ajuda a uma variedade heterogênea de ladrões de bancos perturbados a ficar um passo a frente da lei, Baby passa todo o seu tempo ouvindo uma mistura eclética de rock, rap e soul no seu iPod: um tic que lhe permite manter uma calma e um ritmo atrás da roda, ao mesmo tempo que bloqueia um zumbido no ouvido que o atormenta desde a infância após um acidente de carro.
A trama é bem comum em trhillers de fuga. Baby entra no pensamento eterno de “somente mais uma corrida” e em seguida pensa em encontrar um trabalho regular numa vida tranquila com sua nova namorada, a garçonete Debora (Lily James). Até que Baby é forçado a realizar mais um crime com o temperamental Buddy (Jon Hamm) e o psicótico Bats (Jamie Foxx), uma dupla que faz com que o plano inteiro do assalto esteja constantemente sob a lâmina de uma faca. É o tipo de premissa que pode formar um thriller de ação direto para home video, mas Wright (que escreve e dirige) traz estilo, coração e direção mais do que suficientes para fazer ‘Em Ritmo de Fuga’ algo mais individual.
Primeiro, há o tempo gasto em fazer com que Baby seja um personagem que valha a pena se explorar: vulnerável, mas atlético, bonito e, ao mesmo tempo, geek: quando ele não está dirigindo um carro, ele também tem uma estranha inclinação para a gravação de conversas aleatórias em fitas e, em seguida, transforma-as em peças experimentais de música eletrônica.
Depois, há as cenas de ação, que não são tanto John Woo, Jerry Bruckheimer como Busby Berkeley; A música que toca constantemente no iPod de Baby fornece o ritmo para toda a filmagem, com tiros, gritos de pneus e falhas com precisão – e cativantes – editadas ao ritmo da trilha sonora de jukebox de Wright. Sua velocidade pode variar quando se trata das escolhas da música, mas a clareza e a confiança da direção nas cenas de ação são incontestáveis.
Este é seu filme mais cheio de ação até agora, e ele se absolve. Baby Driver confia menos na aceleração e no CGI de Scott Pilgrim, ou mesmo nos filmes Velozes Furiosos. A ação frenética parece física e real, com motoristas de dublê ensaiando toda a ação ao invés de usar pessoas sentadas em salas de trabalho realizando a ação num computador.
Tão alegre e animado, o filme também é extremamente violento e cruel às vezes – pouco para surpreender aos fãs de Shaun Of The Dead, mas potencialmente um choque para o público que, tendo visto somente os trailers, pode estar esperando um simples filme de corrida qualquer, quando o produto é muito mais promissor.
Em Ritmo de Fuga é um filme com uma proposta pipocão que se destaca exponencialmente no seu gênero por possuir uma direção e edição frenética exemplar que irá agradar a muitos fãs de filmes de ação e velocidade. Não vemos a hora de poder ver os próximos trabalhos do diretor Edgar Wright. Este realmente parece estar num caminho bastante promissor.
Nota: 9
O filme estreia nos cinemas brasileiros no dia 27 de julho!