Top 5 Halloween – Filmes nostálgicos para se ver no Dia das Bruxas

O mês de Outubro para alguns lembra Dia das Crianças, mas para outros lembra Halloween. Esta é uma das datas que mais mexem com a cultura popular. No dia 31 de Outubro, desde o século XVIII, é celebrada a festividade pagã de Samhain. Uma data que sempre movimentou muito as produções da Cultura Pop.

Existem inúmeros filmes que, desde seus lançamentos, são revistos até hoje nos tempos de Halloween. Certamente, se você nasceu nos anos 80 ou 90, deve se lembrar de passar bons momentos na tela da TV assistindo a estes filmes, numa época em que o politicamente incorreto escancarava as portas para o chamado humor negro. (Eu, particularmente, confesso que tinha mais medo do “Linha Direta” que dos filmes de terror da minha época, mas isso não vem ao caso).

Num misto de saudosismo e celebração da data, nada mais cabível que um sombrio Top 5 de FILMES NOSTÁLGICOS PARA SE VER NO HALLOWEEN!

 

  • 1. ELVIRA – A RAINHA DAS TREVAS (1988)

 

Aaah, Elvira. A belíssima e ao mesmo tempo sombria Elvira! A trama do filme conta a história de uma apresentadora de um programa de TV sobre contos de terror, a qual acaba recebendo uma casa como herança de sua tia. Tudo seguiria seu curso normal das coisas, se não fosse o fato de tal casa se encontrar em uma cidadezinha extremamente tradicional, onde Elvira é tratada como aberração. E como se não bastasse, um tio da protagonista, revoltado por não ter herdado nem uma migalha, tenta a qualquer custo botar as mãos em um misterioso diário (também deixado a Elvira), que segundo ele, o dará poderes mágicos. O filme é, sem dúvidas, um dos mais simbólicos da Sessão da Tarde, com sua áurea de mistério, humor negro e (por que não?) sensualidade. Este misto fez de Elvira uma personagem até hoje relembrada em festas a fantasia nos tempos de Halloween.

 

  • 2. DEU A LOUCA NOS MONSTROS (1987)

 

Eis um outro clássico da Sessão da Tarde! Um filme que trás um encontro lendário entre os monstros do horror mais famosos do cinema. Dracula, Lobisomem, Múmia, Monstro de Frankenstein e Monstro do Pântano se reúnem para cumprirem uma profecia centenária e segregar de vez o mal pelo mundo. Mas o que não contavam era com um grupinho de adolescentes chamado “Esquadrão dos Monstros”. Os moleques são PhD’s em monstros e assuntos sobrenaturais e vão fazer de tudo pra impedir que a profecia se cumpra. Pode-se dizer que este filme é uma homenagem “não oficial” aos monstros da Universal, visto que não é do mesmo estúdio, mas abrange todo o seu leque de monstros em apenas um longa metragem. Passou longe de ser sucesso de público na época de seu lançamento, mas se tornou um filme “cult” com o passar dos anos. Muitos o consideram como um “Goonies” politicamente incorreto. Uma ótima pedida para os kids que curtem terror.

 

  • 3. A FAMÍLIA ADAMS (1991)

Esta não é uma família muito unida, mas, em partes, é muito ouriçada. Quem nunca ouviu falar dos Adams? Este filme fez um imenso sucesso nos anos 90. Na trama, vemos o casal Gomes e Mortícia em busca do irmão perdido de Gomes, o Tio Fester, até que uma dupla de criminosos tentam usar da situação para conseguir dinheiro fácil. O filme tem um humor muito peculiar e aposta fortemente no humor negro. O clima do filme, as piadas, o tom dos personagens; tudo contribui para que ele seja uma das melhores obras de comédia de humor negro feitas até hoje. E aí? Você gostaria de fazer parte dessa família? Independentemente da sua resposta, o filme é um gigante da Cultura Pop.

  • 4. BRINQUEDO ASSASSINO (1988)

O boneco mais famoso do cinema de terror, com toda certeza, já te botou muito medo, se você o viu quando criança. Chucky é, na verdade, o espírito de um assassino que, através de um ritual de vudu, passou a habitar o corpo do boneco para se manter vivo após ser atingido por um tiro da polícia (um plot bem “leve”, nao é mesmo?). O filme marcou a infância de muita gente, principalmente com relação a ter brinquedos no quarto. Querendo ou não, Chucky foi quase uma Anabelle dos mais “véios”.

 

  • 5. ABRACADABRA (1993)

 

O longa dos estúdios Disney é um dos mais adorados filmes infantojuvenis sobre bruxas. A história é sobre um trio de bruxas que foram enforcadas na idade média e agora voltam a vida se alimentando da força vital da pequena Dani. No entanto, o garoto Max, irmão da garotinha, se dispõe a salvá-la e mandar as três pestes de volta para o além. O filme fez muito sucesso na TV aberta no Brasil e, com certeza, ainda habita a memória afetiva de muitos que nasceram nos anos 1990. O roteiro, mesmo após 25 anos do lançamento do filme, continua muito bem amarradinho e certamente vai agradar os pequenos de hoje em dia.

Comentários

Comentários

Mateus Abreu99 Posts

Formado em Ciências Biológicas (graças ao Jurassic Park), amante de tudo que é relacionado a cinema (chego cedo pra pegar lugar bom na sessão), colecionador de filmes há 12 anos e palhaço nas horas vagas (e ai de quem falar mal de Trapalhões na minha presença).

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register