Afinal, quem é a Batwoman?

Para quem curte a cultura geek/pop sabe que o Batman é um dos personagens mais queridos no mundo todo e que há diversos outros personagens a sua volta que o torna tão interessante. São tantos que podem até gerar uma confusão para os mais leigos por haver tantos “Robins” e até mesmo outros personagens parecido com o próprio homem morcego, incluindo as femininas. Justamente por isso que para alguns não há diferença entre Batwoman, Batgirl e Caçadora, porém é sobre uma delas que iremos falar aqui. 

A Batwoman, cujo nome verdadeiro é Kate Kane, teve sua primeira aparição nos quadrinhos para ser par romântico do batman, e assim, descartarem os rumores sobre sua opção sexual, que já foi muito contestada devido a seu vínculo com o Robin. Porém, hoje em dia a personagem foi totalmente reconstruída com uma nova personalidade e com o objetivo de atrair novos tipos de leitores.

Na sua volta aos quadrinhos do batuniverso, vemos sua origem baseada em uma vida militar, influenciada pelo seu pai, que a salvou depois de um sequestro que lhe deixou marcas profundas devido a morte de sua irmã gêmea. No entanto, a carreira militar da Batwoman foi totalmente arruinada por conta de sua opção sexual, o que trás um tema bastante abordado até os dias atuais. Então ela volta a Gotham City e começa uma vida boêmia, totalmente envolvida em festas e curtição com muitas namoradas problemáticas e incompatíveis com seu jeito de ser.

Kane acaba mudando totalmente sua vida, quando começa suas atividades contra o crime depois de conhecer o Batman, que não precisou de esforços ao tentar defendê-la de um assaltante, já que ela sabia se virar muito bem. Para auxiliar suas investigações, ela acaba roubando equipamentos militares, o que não resolveu todas suas dificuldades nessa vida dupla. Até que as coisas começam a melhorar, quando seu pai descobre sua identidade secreta e resolve ajudá-la, oferecendo mais recursos e intensos treinamentos para aperfeiçoar suas habilidades.

Assim, vemos que inicialmente seus vínculos com o Batman são mínimos e sua motivação é totalmente voltada por sua vontade de fazer a coisa certa e ter um norte para aliviar sua vida conturbada. Aos poucos seus feitos acabam chamando a atenção do homem morcego fazendo com que ele “patrocinane” e ajude Kane a combater o crime, muitas vezes a requisitando quando precisa de ajuda e pouco a pouco ela vai se tornando oficialmente um membro da Bat-família.

Com a Batwoman, vemos uma personagem totalmente fora do convencional por abordar não só assuntos voltados para o LGBT, mas também sobre o lugar que a mulher vem ocupando cada vez mais na sociedade e os diversos julgamentos que ainda sofrem, principalmente quando se trata de profissões e cargos que são culturalmente ocupados por homens.

Em breve teremos um seriado para a Batwoman e foi recentemente divulgado que nada mais nada menos que Ruby Rose para interpretar Kate Kane, uma ótima escolha que com um bom roteiro poderá não ser apenas mais um meio de entretenimento, mas também uma forma de propagar ainda mais as questões de igualdade entre os homens e as mulheres.

 

Comentários

Comentários

Caio Davinis2 Posts

Programador, músico por paixão, surfista amador e escritor de colunas por hobby :P

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register