Time’s Up – O movimento que abalou Hollywood

No começo do ano, durante a temporada de premiações, várias atrizes –como Emma Watson, Anne HathawayThandie Newton– aproveitaram esse período de grande visibilidade para expor o movimento Time’s Up.

Com o intuito de ajudar e melhorar o ambiente de trabalho na indústria cinematográfica, Time’s Up protesta contra todas as formas de assédio e de violência sofridas pelas mulheres nesse meio. É evidente para todos que a igualdade de tratamento e a igualdade salarial, na maioria das vezes, não são uma realidade entre homens e mulheres. Por isso, o movimento busca uma mudança não só na estrutura do ambiente de trabalho, mas também na própria cultura –cultura essa que valida o assédio e consente com a discriminação.

“Assédio sexual, retaliação e ambientes tóxicos de trabalho existem quando os locais de trabalho não são completamente diversificados e inclusivos para todos os níveis e quando funcionários não são capazes de se sentirem seguros ou de atingir todo seu potencial. Investigações independentes de supostos crimes e a saída de alguns executivos é só o começo. O real progresso só pode ocorrer com o claro compromisso a uma mudança estrutural, à longo prazo, do topo até a base da hierarquia.”

                                                                                                                    Trecho da carta aberta do Time’s Up

O movimento começou com cerca de 300 mulheres de Hollywood e hoje tornou-se global. Uma das principais falas do Time’s Up é que para acabar com o assédio sexual na indústria, antes é necessário resolver a desigualdade, porque o desequilíbrio de poder está nas raízes do assédio. Nesse sentido, seu foco é o combate à exclusão feminina e racial, além da falta de equilíbrio na distribuição de poder no mundo cinematográfico.

Resultado de imagem para golden globes red carpet blackout
Atrizes no Golden Globe Awards 2018 vestindo preto como parte do protesto

Time’s Up convida as mulheres de todo a mundo a falarem, tomarem ação e agirem contra a discriminação e a violência que sofrem. Está na hora de poder falar abertamente sobre o que acontece e acreditar que a punição pelos atos discriminatórios e abusivos são possíveis. E não estamos falando apenas de Hollywood. No lugar em que se encontra, você pode fazer a sua parte para mudar essa cultura arcaica que, por algum motivo, insiste em inferiorizar o papel feminino. Você só precisa agir.

#Time’sUp

 

Comentários

Comentários

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register