Daenerys Targaryen, a mulher por trás da Khaleesi

A trama de Game of Thrones é repleta de personagens interessantes, com uma longa evolução ao longo das sete temporadas. Mas uma em especial merece o nosso destaque: Daenerys Targaryen, que, apesar de tudo, divide opiniões entre o público.

De fato, a Mãe dos Dragões enfrentou um caminho mais complicado que muitos personagens até chegar a esse título. Logo na primeira temporada, ainda sob a proteção do seu abusivo irmão, Viserys, Dany foi vendida, como um mero objeto, à Khal Drogo. E mesmo aterrorizada, ela não recua, não se porta de maneira fragilizada. Muito pelo contrário, ela se impõe e exige ser tratada com o devido respeito que merece. É a partir desse momento, que o empoderamento de Daenerys Targaryen se inicia.

Vale ainda ressaltar que, com a morte de Drogo, ela exige ser chamada de Khaleesi — e não de rainha (frase que se tornou um tanto quanto famosa). Para os que não sabem, Khaleesi, pelo significado da língua dothraki, significa uma mulher que pode andar à cavalo ao lado do Khal, ou, ainda, uma mulher que vale menos que seu cavalo. É nesse instante que você se pergunta por que ela decidiu ser chamada desse jeito quando estava tentando liderar um grupo de pessoas que a respeitassem. Daenerys sabia disso, do mesmo jeito que compreendia que, ao se tornar alguém respeitada pelo povo Dothraki, por meio de suas próprias ações, com o título, ela estaria mudando a conotação de Khaleesi e transformando-a em um símbolo de poder, e não de fraqueza.

Imagem relacionada
“Rainha não, Khaleesi”

Nesse sentido, enquanto os homens presentes em seu caminho procuram liderar seus exércitos com violência e força, Daenerys segue uma linha diferente. Admiração, confiança e lealdade são seus ideais de liderança, o que explica o fato de ter libertado todos os escravos do primeiro exército que adquiriu. Mesmo sabendo que as pessoas irão subestimá-la pelo simples fato de ser mulher, ela segue firme rumo ao seu objetivo.  E, acima de tudo, ela fala e corre atrás do que quer, sem se importar em como os outros irão rotulá-la. Afinal, os homens de Westeros fazem isso o tempo inteiro e são vistos como líderes poderosos.

Resultado de imagem para daenerys targaryen power
Cena da libertação dos escravos, Game of Thrones

É evidente a visão de uma mulher que resiste à desigualdade e ao ódio que Daenerys Targaryen nos proporciona. À medida que ela vai se empoderando, percebemos como o caminho de uma mulher ao poder em Westeros é muito mais difícil que o de um homem. Talvez, para explicar a grande divisão de opiniões a seu respeito, precisemos encarar as heranças de uma mentalidade machista que coexistem com e/ou dentro de nós. Muitas são as vezes em que nos pegamos incomodados com alguma ação de Daenerys ou até mesmo criticando-a, sem ao menos perceber que os personagens masculinos da série fazem o mesmo e, nós, não os rotulamos da mesma forma.

Daenerys Targaryen, portanto, é uma personagem forte e admirável, símbolo do empoderamento feminino, que, além de servir de inspiração, nos possibilita avaliar como lidamos com esse mundo, onde homens e mulheres são tachados diferentemente pelas mesmas ações, e o que podemos fazer para mudá-lo. Afinal, nós, homens e mulheres, somos dignos do mesmo tratamento e respeito.

 

 

Comentários

Comentários

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register