O que esperar da série His Dark Materials?

Tentando revitalizar através de uma nova adaptação da série originalmente literária de Phillip Pullman, a produção da BBC His dark Materials, distribuída no resto do globo pela HBO, é um acerto do ponto de vista de adaptação, mas comete alguns erros que talvez afastem possíveis interessados nesse universo paralelo.

Na trama, acompanhamos Lyra (Dafne Keen), uma órfã criada dentro das paredes da universidade de Oxford e que sonha em ter a chance de viver para além dos muros em que cresceu. Envolta em uma narrativa de mistérios acompanhamos a protagonista tentando entender e desvendar uma série de acontecimentos dos quais ela ainda não tem ideia das ramificações; depois de retornar de uma expedição ao norte, seu tio Asriel (James McAvoy) apresenta a comunidade científica da universidade, com idéias consideradas heresias dentro um  mundo governado por uma suspeita organização religiosa.

Enquanto constrói o mundo em volta de Lyra, a série apresenta elementos fundamentais da mitologia da série de Pullman, embora em alguns momentos não consiga entregar de maneira satisfatória para os novatos, as informações necessárias para poder se situar nesse universo.

O conceito dos daemons (entidades com forma animal e que acompanham seus humanos do momento do nascimento até a morte) não fica muito claro, assim como a apresentação dos gípcios, que é um pouco confusa. É preciso destacar, entretanto,  que a narrativa tem um ritmo mais lento e as devidas correções e adendos devem acontecer, preenchendo assim alguns espaços que necessitam de uma maior explicação e que serão muito importantes para que o grande público possa se sentir definitivamente investido na história.

His Dark Materials conta com uma produção de alto nível e parece saber muito bem o que pretende realizar partindo do material original, o que deve agradar tanto aos fãs da série de livros quanto aqueles que decidirem se aventurar pela primeira vez dentro desse mundo onde universos paralelos, bruxas, ursos polares de armadura, magia e ciência andam lado a lado.

Comentários

Comentários

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register