Cuidados com a voz: O que um aspirante a dublador precisa saber
Que o instrumento de trabalho do dublador é a voz, todos nós sabemos. É com ela que os profissionais interpretam e reinterpretam personagens e músicas, trazendo toda a magia de séries, filmes e programas estrangeiros para a língua portuguesa. Muitas vezes, é preciso utilizar de toda a sua extensão vocal, indo de graves a agudos. Extremos e vozes caricatas exigem muito das cordas vocais. Por isso, demanda de atenção e cuidados especiais.
Fonoaudiólogo
É curioso, mas interessante começar falando que alguns problemas de fala são de fundo emocional. Sim, nosso psicológico é tão importante que influencia diretamente na nossa dicção. Por isso, se você possui algum distúrbio da fala (como a gagueira) ou até apresenta rouquidão na voz, o primeiro passo é conhecer o motivo desse problema. Consulte um fonoaudiólogo e ele perceberá se você precisa também de psicoterapia para resolver sua situação.
As visitas a um profissional da fonoaudiologia também devem ser recorrentes. No parágrafo anterior, falamos sobre encontrar a causa de problemas na voz. Mas sua visita a um fonoaudiólogo não devem se limitar a essa situação. É necessário continuar fazendo um tratamento para manter sua dicção sem problemas, com a execução de exercícios e o cumprimento de dicas.
Hábitos simples
Algumas coisas simples e até comuns do dia-a-dia podem causar alterações na nossa voz. Sempre que você faz alguma coisa que foge da sua forma natural de falar, suas prega vocais sofrem alteração. Gritar, pigarrear, falar em um tom de voz diferente e utilizar algum ajuste de voz desconfortável são exemplos de atos que podem cansar a voz e causar alguma disfonia (alteração na voz).
Pode parecer bobo e até simples demais, mas uma dica importante para falar bem e preservar as cordas vocais é: cuide da sua movimentação facial, em especial da boca. Os movimentos bucais que fazemos enquanto falamos são importantíssimos. Tanto para nos fazer entender corretamente quanto para manter a saúde das pregas vocais.
Alimentação
Se você quer ser um dublador profissional, é bom prestar bastante atenção à sua voz. Qualquer doença, problema, mudança emocional irá alterá-la. Além disso, bebida alcoólica e cigarro também prejudicam a sua voz. Por isso, se você trabalha com dublagem, siga uma rotina de bom sono, não fume e evite as bebidas alcoólicas. Doenças crônicas como rinite, asma e bronquite precisam ser controladas pelo profissional.
Alguns alimentos também podem ajudar a manter a sua voz em dia. O mais recomendado deles é a maçã. Isso mesmo! Ao comê-la, você aciona músculos da face que serão fortalecidos com os movimentos de mordida. Além disso, a fruta tem propriedades adstringentes, que irão limpar a sua garganta. Já outros, podem prejudicar sua dicção, causando pigarros constantes. Portanto, chocolate, café e leite são alimentos a serem evitados durante as gravações.
Tão importante quanto todas essas dicas e muito simples de pôr em prática é: beba água! Esteja sempre com uma garrafinha de água por perto e evite beber muita água gelada. Prefira consumir à temperatura ambiente. Evite também entrar em algum lugar com o ar condicionado ligado falando, pois o ar frio entra diretamente na sua garganta.
Comentários
Ana Marques20 Posts
25 anos, Bacharel em Química, cursando Jornalismo. Apaixonada por comunicação, livros, cinema, comida, música, automobilismo, muay thai e dublagem.