Mad Max (1979) e seu V8 Interceptor

Pode-se dizer que o primeiro filme da trilogia original de Mad Max, lançado em 1979, teve dois protagonistas. Max, personagem de Mel Gibson, dividiu as atenções com o belo e veloz V8 Interceptor. Mas muita gente não sabe que, na verdade, o V8 é uma adaptação do Falcon XB GT 351 de 1973.

Mad Max (1979)

Mel Gibson junto ao V8 Interceptor. Foto: Divulgação.

A história de Mad Max se passa em um futuro apocalíptico, na Austrália. Max Rockatansky é um agente da Main Force Patrol (MFP), criada para auxiliar a polícia vigiando as rodovias e perseguindo gangues de motociclistas ladrões de combustível. Crime que tornou-se comum após uma grave crise energética que desestabilizou o país.

Após um grave acidente de seu parceiro, Max resolve abandonar a MFP, mas seu chefe lhe oferece um carro especial: o V8 Interceptor de 600 cv. No entanto, ele recusa a oferta e se refugia com a família longe do local. A atitude não teve o resultado esperado, pois sua esposa e filho são assassinados por uma gangue que era perseguida por ele anteriormente. 

O protagonista resolve, portanto, buscar vingança indo atrás dos bandidos com seu super carro. É aí que o possante começa a brilhar. O modelo original era exclusivo para o mercado australiano. Originalmente, o Ford Falcon XB GT 351 era equipado com motor V8 de 5,8 litros e 300 cv. 

Do Falcon XB GT 351 ao V8 Interceptor

O Falcon XB GT 351 1973 original. Foto: Divulgação.

Os produtores do filme o compraram com o body kit aerodinâmico e a parte da frente foi modificada por um ex-funcionário da Ford, Peter Arcadipane. Os tradicionais faróis duplos esféricos deram lugar a um par de faróis retangulares protegidos por telas de metal. Esse acessório  reforçava a ideia de que o V8 era um carro de perseguição e, por isso, precisava de proteção adicional. 

Outro elemento de destaque no design do carro foi o supercompressor colocado no capô. A peça, conhecida também como blower, é um compressor que força a entrada de ar nos cilindros de combustão interna. Assim, garantindo mais potência ao carro. Entretanto, era um objeto decorativo. Ou seja, não funcionava de verdade, funcionando apenas como decoração. 

Nas laterais do veículo, o V8 possui quatro saídas de ar direcionadas para cima. Essas peças eram reais e vinham diretamente de um abafador. Depois das gravações o supercompressor foi removido e o carro vendido. Na traseira, tinha um spoiler Arcadipane e outro de origem desconhecida no teto. 

Toda a imponência do V8 Interceptor. Foto: Divulgação.

Os para-lamas foram modificados com um body kit do Holden Torana SLR5000. Isso para que fossem colocadas rodas maiores e mais largas. A pintura utilizada foi chamada de “preto sobre preto”. A parte inferior tinha pintura fosca, enquanto a superior era brilhante. a transição é dividida por uma pinstripe igualmente preta sobre os vincos e curvas da carroceria.

No interior, as modificações mais significativas foram a instalação de uma sirene no painel, do rádio comunicador no teto, e do volante de três raios MAXROB “semi-dished” com a foto do filho e da esposa de Max no botão da buzina.

Na “vida real”, o V8 Interceptor não tinha toda essa potência mostrada nos filmes. Mas não deixou de fazer história e se tornar um dos carros mais famosos do cinema.

Comentários

Comentários

Ana Marques20 Posts

25 anos, Bacharel em Química, cursando Jornalismo. Apaixonada por comunicação, livros, cinema, comida, música, automobilismo, muay thai e dublagem.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register