O primeiro Batmóvel

Hoje vamos falar de outro carro icônico do cinema nos anos 60: nada menos que o batmóvel! Um belo Lincoln Futura Batmóvel 1966. Este foi o famoso carro do Batman em uma série de televisão que foi ao ar de 1966 a 1968. A Barris Kustom de George Barris (famoso customizador de carros das estrelas de Hollywood) foi a responsável pela criação do automóvel.

Com pouco tempo para entregar o carro para a produção, George decidiu usar um carro conceito de sua coleção, o Lincoln Futura. O veículo era protótipo único desenhado pelos designers da Ford Bill Schmidt e John Najjar e construído pelo estúdio italiano Ghia para ser exposto em 1955. 

Apesar do alto valor do automóvel, ele foi vendido por um preço simbólico a Barris. Entretanto, foi mantido no fundo de um galpão por anos, até aquele momento. O carro conceito não precisou de grandes ajustes para se tornar o batmóvel perfeito. Possuía faróis afilados, teto com bolha dupla e a traseira longa, com barbatanas que pareciam asas. 

Customização

George Barris e seu Batmóvel.

Foi necessário apenas a clássica pintura em preto e vermelho, uma reforma nas barbatanas, mudança a grade e ampliação dos faróis. Os pára-lamas também foram levemente abertos para que as rodas esterçassem mais. O custo dessas modificações ficou em 15 mil dólares. Valor que, no entanto, foi bem menor do que o de venda anos depois. O customizador possuiu o batmóvel original até 2013, quando ele foi leiloado por US$ 4,6 milhões. 

Os efeitos das alterações executadas foram essencialmente cenográficos, mas cumpriram muito bem seu papel. Foi embutido um tanque de propano na traseira do Lincoln, assim parecia que era movido por uma turbina atômica. Era adicional para dar inveja ao Aston Martin DB5 do 007.

Para dar impressão de velocidade, as cenas eram aceleradas. Para as cenas de desaceleração, disparos de pára-quedas. Além de tudo isso, o possante era equipado com mil e uma “batcoisas”. 

Batmóvel sendo exibido em leilão.

O primeiro Batmóvel é um dos carros mais famosos de Hollywood. O comprador do carro do Homem-Morcego declarou na época: “Eu realmente gostava de Batman e vim aqui com a intenção de comprar o carro”. Rick Champagne ainda disse que “Isso foi um sonho que se tornou realidade”.

E assim, conhecemos melhor um dos carros mais famosos e desejados do cinema. Espero que tenham gostado de saber mais sobre o primeiro Batmóvel. Em breve falaremos dos outros que surgiram nos filmes.

Comentários

Comentários

Ana Marques20 Posts

25 anos, Bacharel em Química, cursando Jornalismo. Apaixonada por comunicação, livros, cinema, comida, música, automobilismo, muay thai e dublagem.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register