(Des)encanto e sua dublagem bem brasileira

Se teve uma dublagem que deu muito o que falar aos brasileiros nos últimos dias foi a da série (Des)encanto. Do mesmo criador de uma das animações mais famosas do mundo, Os Simpsons, a série é uma produção original Netflix. Nela, a protagonista, Bean, é uma princesa de um reino chamado Dreamland, na era medieval, e tem um casamento forçado marcado. No entanto, tudo o que ela quer é viver uma vida livre.

Assim como os protagonistas de Matt Groening que já conhecemos (Homer e Fry), seus desejos são beber, comer, transar, amar e ser amada. Na tentativa de escapar desse casamento forçado e viver a própria vida, Bean torna-se uma alcoólatra acompanhada de um demônio pessoal e de seu melhor amigo, o Elfo. O relacionamento com seu pai é complicado e a perda da mãe também se faz presente no enredo, acabando por resultar em consequências muito importantes para o fim da temporada.

Referências na Dublagem Brasileira

Bom, mas o que me fez querer escrever sobre o assunto foram os comentários sobre a dublagem brasileira de (Des)encanto. E já que aqui conversamos sobre isso, fui assistir a série. Infelizmente, não tive tempo de assistir a série legendada para uma comparação. Mas eu não consigo ver de outra forma. Parece que foi feita para os memes e bordões brasileiros.

Memes famosos como “Tá pegando fogo, bicho!”, “Se eu pudesse eu matava mil”, “Se isso é estar na pior, ‘porrann’ !”, “Ora, ora, temos um ‘Xeroque’ Holmes aqui”, “As ‘árveres’ somos nozes” e “Tô cagado de fome” estão presentes de forma completamente natural nas falas dos personagens. A música brasileira não fica de fora, com a presença do diálogo: “Vai me enterrar na areia?” “Não não, vou atolar”. E há também uma referência ao saudoso Casseta & Planeta com a frase: “Eu ‘agarantcho’!”.

Acha que eu já entreguei a graça toda de (Des)encanto? Não mesmo! Assista e você irá encontrar mais memes, mais frases engraçadas e muito do sarcasmo brasileiro. E é aí que entram várias críticas sociais. Através de explicações sarcásticas e descrições de ações comuns, várias questões sociais são levantadas, como feminismo, religião e padrões de comportamento.

Não é à toa que a série tem dado o que falar! Tem tudo o que poderíamos esperar de Matt Groening e mais um pouco. Põe em debate assuntos muito atuais e pertinentes. Possui uma protagonista cheia de defeitos e erros, mas com um coração puro e grande. O gancho para a segunda temporada me surpreendeu e me deixou muito curiosa. Assistam e comentem quais as outras referências que vocês encontraram.

Comentários

Comentários

Ana Marques20 Posts

25 anos, Bacharel em Química, cursando Jornalismo. Apaixonada por comunicação, livros, cinema, comida, música, automobilismo, muay thai e dublagem.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register