Coluna | Dublagens que marcaram infâncias

Todos nós temos boas lembranças da infância. E grande parte delas está ligada ao que nós assistíamos na TV quando éramos pequenas crianças inocentes. E quando se trata de filmes e séries que marcaram nossa infância, lá está ela: a nossa querida dublagem. Sim, certas vozes deixaram marcas em nós e só de as ouvirmos novamente, várias lembranças preenchem a nossa mente e a sensação de nostalgia é inevitável.

Por isso, hoje vamos relembrar algumas produções que tem o poder de fazer isso com a gente. De nos deixar com saudades da infância e dos momentos em que não tínhamos nenhuma preocupação a não ser perder os horários dos desenhos e filmes na televisão. Vejamos algumas dessas produções e suas vozes inesquecíveis:

1. Família Dinossauro (1991)

Essa foi uma das famílias mais amadas no Brasil. Quem não lembra do Baby falando “Não é a mamãe!”? Foi a atriz Marisa Leal que eternizou o bordão e a personalidade forte do personagem na versão brasileira. Além dela, tivemos os atores José Santa Cruz (Dino), Maria Helena Pader (Fran), Miriam Ficher (Charlene), José Leonardo (Bob), Paulo Flores (Sr. Richfield), Glória Ladany (Vovó Zilda) e Roberto Macedo (Roy). A série voltada para o público infantil logo conquistou muitos adultos por todo o Brasil.

2. Todo Mundo Odeia o Chris (2005)

“Eu não preciso disso, meu marido tem dois empregos!”. Essa é uma das várias frases marcantes dessa série que conta a vida do humorista Chris Rock. A nossa querida Rochelle foi re-interpretada pela atriz Guilene Conte. Entretanto, outros personagens tiveram mais de um dublador. Chris Rock foi dublado por Renato Alcântara e Bruno Pontes, Julius Rock foi interpretado por Gutemberg Barros, enquanto Drew Rock foi dublado por Ricardinho e Rodrigo Antas. Já Tonya Rock teve sua voz brasileira dublada pelas atrizes Bianca Salgueiro, Ana Lúcia Menezes e Fernanda Crispim. O melhor amigo de Chris, Greg Wuliger, foi dublado por Diogo Ferreira e Erick Bougleux.

3. Eu, a Patroa e as Crianças (2001)

A família Kyle divertiu muitas pessoas com suas peculiaridades. A série mostrava um ambiente familiar divertido, fora do comum e conquistou muita gente. Nela, destacam-se as vozes de Marco Ribeiro como o patriarca Michael Kyle (que teve reconhecimento também por fazer  O Máskara e outros filmes estrelados por Jim Carrey),  Mabel Cezar (como a matriarca Jay) e Guilherme Briggs como Calvin (o pai de Vanessa). Também, com um time de dubladores desse, seria impossível não marcar as vidas de tantas pessoas.

4.  Scooby-Doo (1969)


“Scooby-Doo, cadê você, meu filho?”. Sim, as confusões de Scooby-Doo e Salsicha não poderiam ficar de fora da nossa lista. Mário Monjardim deu voz ao nosso querido nada corajoso Salsicha, enquanto o trapalhão Scooby foi eternizado pelo querido Orlando Drummond, do qual já falamos um pouco aqui. No entanto, o desenho animado que nos ensinou que os monstros são os próprios humanos contou com vários dubladores para seus personagens. A produção é antiga e os dubladores foram mudando com o tempo.

5. Dragon Ball Z (1989)

Por último, mas não menos importante, um dos animes de maior sucesso no mundo. Esse é o mais importante pra mim, o que mais me traz lembranças, pois sempre foi um dos meus desenhos favoritos. E, aqui, claro que o destaque é para Wendel Bezerra, que até hoje dá voz ao nosso amado Goku. Não podemos deixar de lado o trabalho maravilhoso da sua irmã, Úrsula Bezerra. Ela dá voz ao Goku criança. Também não podemos deixar de destacar o incrível Gileno Santoro, dono da voz do Mestre Kame. Gileno também deu voz ao tio, de Jackie Chan. Coincidentemente, Wendel também é a voz de Jackie.

Bom, espero que este post tenha feito você voltar  no tempo e lembrar de uma parte boa da sua infância. Eu fiquei bem feliz escrevendo esse texto e espero que você compartilhe do mesmo sentimento que eu. Porque é bom relembrar e sentir esse sentimento de nostalgia de vez em quando.

 

 

Comentários

Comentários

Ana Marques20 Posts

25 anos, Bacharel em Química, cursando Jornalismo. Apaixonada por comunicação, livros, cinema, comida, música, automobilismo, muay thai e dublagem.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register