A evolução dos carros no cinema

O automobilismo é, para muitos, uma grande paixão. Por isso, não poderia ficar de fora do cinema. Os carros dos filmes, assim como em nossa vida, começaram como uma ferramenta. Uma máquina que facilita muito a locomoção. Mas aos poucos foram chamando a atenção, até se tornarem protagonistas ou co-protagonistas. Por terem ganhado tanto destaque nos filmes, principalmente de ação, os carros serão tema da nossa coluna quinzenal a partir de então.

Desde que foram criados, os automóveis aparecem nas telonas. Entretanto, não possuíam destaque, afinal eram todos iguais e serviam apenas para a locomoção nas cidades. Com o tempo e o surgimento de máquinas esportivas cada vez mais potentes e com designs modernos, os carros passaram ter papel próprio dentro das histórias.

Os veículos se tornaram os grandes companheiros de boa parte dos “mocinhos”. Passaram a fazer parte dos enredos, por serem amados por seus donos e fazerem parte de todas as suas aventuras, colaborando com sua rapidez e eficiência. Começaram a protagonizar filmes de corrida também e, hoje, possuem grande importância na sétima arte.

Sean Connery e o Aston Martin DB5 modificado.

Um dos primeiros carros que roubou a cena no cinema foi um Aston Martin DB5, no filme 007 contra Goldfinger, em 1964. Esse Aston não foi apenas o modo de locomoção de James Bond (Sean Connery), mas também foi alvo de muita atenção devido às suas modificações.

O “possante” do agente possuía radar, matrículas rotativas, banco ejetável e lançador de óleo. Foi criado pelo desenhista de produção Ken Adam e o supervisor de efeitos especiais John Stears. E, assim o protótipo DP216-1 tornou-se uma lenda do mundo cinematográfico. A cena em que Q explica para Bond como funciona o ejetor tornou-se um diálogo clássico da franquia.

Q: Aconteça o que acontecer, nunca aperte este botão. Irá ativar o banco ejetável e será lançado ao ar o banco do passageiro.
Bond: Lançado ao ar? Tá brincando!
Q: Eu nunca brinco com o meu trabalho, 007.

O Aston Martin DB5 de James Bond participou, de abril a maio desse ano, de uma exposição itinerante que reuniu os carros clássicos do cinema em várias cidades dos Estados Unidos. A exibição foi uma iniciativa da rede de hipermercados Walmart. Quem passou por lá pôde conferir veículos como a Ford Explorer, de “Jurassic Park”, o Delorean DMC-12, de “De volta para o futuro” e o Cadillac Miller-Meteor Hearse 1959 modificado, de “Os caça fantasmas”.

O número de carros famosos através do cinema só fez crescer desde então. Afinal, iniciou-se o advento dos carros velozes e modificados, que auxiliavam nas aventuras e missões dos filmes. Por isso, surgiram até produções que tivessem os automóveis como tema central, tomando todo o protagonismo para si. É o caso dos carros citados a cima e de muitos outros, que iremos conhecer melhor nas próximas semanas.

Comentários

Comentários

Ana Marques20 Posts

25 anos, Bacharel em Química, cursando Jornalismo. Apaixonada por comunicação, livros, cinema, comida, música, automobilismo, muay thai e dublagem.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register